quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Cine Teatro Independência, do Seu Cataldo


OFEREÇO ESTA MAQUETE AOS MEUS CONTERRÂNEOS QUE CONHECERAMO CINEMA DO CATALDO

Posted by Francisco Albert on Domingo, 30 de dezembro de 2012


O vídeo acima, trata-se de animação produzido por Franscisco Albert, reconstituindo digitalmente o antigo Cine Teatro Independência, mais conhecido em São José do Norte, como Cinema do Cataldo (Fundado em 1943), foi possível, conforme apresentação do mesmo, a partir das memórias de Francisco e de quadro do artista plástico José Américo Roig, o Zeméco, e este blog toma a liberdade de reproduzi-lo aqui como parte do acervo digital da vida e obra do pintor nortense, suas histórias, influências recebidas e repassadas aos seus conterrâneos e a quem conviveu com o mesmo.
Uma pequena viagem no tempo, através de imagens reunidas em breve, mas relevante edição de vídeo.
Na animação, encontram-se diversas fotografias de época, sobre manifestações artísticas, culturais, esportivas e sociais do município de São José do Norte, no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
No Cinema do Seu Cataldo, Zeméco, ainda jovem, antes de tornar-se pintor e desenhista, exerceu as atividades de auxiliar de projecionista, e muitas histórias contava sobre aquele período, como a inversão da fita do filme de Faroeste, quando a diligência caia no penhasco e ele fazia retorn ar ao ponto inicial, arrancando gargalhadas da plateia.
Essa participação do garoto Zeméco no Cinema do Cataldo lembra em parte a de outro menino no filme Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.
São José do Norte teve três cinemas:

CINE TEATRO INDEPENDENCIA - Proprietário Cataldo Petrons
R. Marechal Floriano 20 - Fund. 1943 - Cine Teatro - 502 lugs. Ap. 35 m/m
Func. 5 dias por semana - média anual 239 sessões - 17.597 espectadores

CINEMINHA - Prop. Zilda Nogueira Maio
R. Marechal Floriano 11 - Fundado em 1953 - Cinema - 280 lugs. Ap. 16 m/m
Func. 15 dias por mes - média anual 183 sessões -7.350 especadores
Fechou em dezembro de 1958 ou 59

Fonte: Cine Mafalda Blog
http://cinemafalda.blogspot.com.br/2012/04/sao-jose-do-norte-rs.html

Além destes dois, teve também o CINE TEATRO MIRAMAR
"Em 30 de junho de 1964, foi constituída a empresa 'Norte S/A - Cinema e Teatro', tendo como objetivo o ramo de cinema e teatro, consoante Ata de Assembleia Geral Constituinte. Precisamente em 28 de maio de 1966, a empresa Norte S/A inaugurou sua primeira tela cinematográfica, a Panorâmica e de Cinemascop do Cine Teatro Miramar. A partir daí, a comunidade nortense passou a conviver com o cinema. A programação do Cine Teatro Miramar era diária, mesclando filmes e apresentações teatrais, servindo de palco, também, para conferências e palestras”.
Fonte: Jornal Agora
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/print.php?id=4186

Nenhum comentário:

Postar um comentário